VEJA UMA COLETÂNEA

DAS PESQUISAS MAIS RECENTES

NUTRIÇÃO & PROFILAXIA

A Geleia Real é um alimento funcional e, portanto, um complemento ideal para fins profiláticos. Devido aos seus efeitos benéficos em crianças recém-nascidas que é um complemento ideal para a sua alimentação.

 

Hovanska examinou a influência dos alimentos infantis contendo também Geleia Real e pólen em comparação com alimentos para crianças sem estes ingredientes. Os bebês alimentados com o alimento com Geleia Real e Pólen tiveram uma melhor adaptação às situações de estresse.

 

Krilov e Sokolski prepararam um comprimido contendo 45 mg Geleia Real seca, 30 mg de ácido ascórbico, restante 265 mg contendo lactose, sacarose, amido e estearato de cálcio. Os autores testaram os comprimidos, dando aos alunos, 3 vezes por dia. Enquanto não houve influência sobre os alunos normais, pessoas testadas com baixa imunidade tiveram influência benéfica, medido por relações normalizados entre a albumina do sangue e relações de globulinas e o conteúdo de proteínas de imunoglobulina A, B, G e de outros parâmetros.

 

Em resumo, a Geleia Real tem uma variedade de propriedades biológicas que a tornam ideal, com um complemento de rejuvenescimento, antienvelhecimento. Ela pode ser facilmente combinada com outros compostos, vitaminas, antioxidantes e oligoelementos.

 

HOVANSKA, S (1997) Biologically active bee products food additives and the resistence of the developing organism (In Russian), 5th Scientific Apitherapy Conference, Ribnoe: pp 175-176.

 

KRYLOV, V; SOKOLSKII C. (2000) Royal jelly (in Russian). Agroprompoligrafist Krasnodar; 214 pp

 

 

ESPORTES

A geleia real como um complemento para esportistas profissionais para melhorar o desempenho

Em uma série de testes na Rússia, uma preparação russa contendo geleia real foi testada em atletas altamente treinados. Os testes foram realizados no início e depois de 21 dias, a ingestão de Geleia Real foi de cerca de 1,2 g Geleia Real Seca diariamente, um grupo de controle tomou placebo. Nos ensaios, a resistência dos desportistas foi testada em uma esteira, até aos desportistas rejeitarem um novo aumento da carga, a carga foi trocada a cada minuto.

 

A resistência dos desportistas que tomaram o suplemento de Geleia Real foi significativamente melhor do que os de controle após 10 e 21 dias do teste e permaneceu significativo 5 dias após os desportistas pararem de tomar o suplemento. Sabe-se que no desempenho físico à resistência diminui devido a um aumento de hidroperóxidos de lipídios no sangue. Um antioxidante como Geleia Real deve teoricamente inibir a construção do peroxidação lipídica.

 

Na verdade, houve uma diferença muito significativa entre o grupo testado e o grupo de controle em relação a este parâmetro, no décimo e vigésimo primeiro dia de treino, essa diferença persistiu 5 dias após a interrupção da suplementação. Sabe-se que a imunidade diminui sob esforço físico persistente. Isto resulta num decréscimo de imunoglobulinas IgA, IgG e IgM. A imunidade humoral foi testada através da medição destes parâmetros no sangue das pessoas do teste.

 

A concentração de IgA em comparação com os valores iniciais foi maior do que os de controle após 21 dias, enquanto que a alteração dos outros dois parâmetros não foi significativamente alterada. O número de leucócitos, linfócitos T, linfócitos T-auxiliares e T-supressores no sangue tem uma função da imunidade celular. Todos estes parâmetros foram significativamente maiores nos desportistas do teste após 21 dias, quando os valores foram comparados com os iniciais. Produtos à base de Geleia Real na Rússia são aceitos como um suplemento de esporte pela Agência Antidoping Russa.

 

Uma solução alcoólica a 45% contendo 2,4 g de Geleia Real em 100 ml foi testada no desempenho esportivo de estudantes do sexo feminino de 17-20 anos, que tomaram 3 vezes 10 gotas (aprox. 100 mg Geleia Real). Testes Seguintes foram realizados: a medição da massa corporal, teste de desempenho de respiração Stange, medição da reação visual-motora, pendurado nas barras, 30 m corrida com velocidade máxima, a medição da frequência cardíaca depois, em seguida, um teste caminhada 5 minutos em degraus com uma altura 30 cm, 30 degraus por minuto seguido por um descanso de 5 minutos. Houve um aumento significativo da reação do organismo à hipóxia [diminuição da oxigenação], tal como medido pelo teste de Stange e uma melhoria da reação a visual-motora.

 

KRYLOV, V; AGAFONOV, A; KRIVTSOV, N; LEBEDEV, V; BURIMISTROVA, L; OSHEVENSKI, L;
SOKOLSKI, S (2007) Theory and agents of apitherapy (in Russian). Moscow

 

SAUTKIN, M (2010) Use of bee products in sport medicine, In Rakita, D; Krivtsov, N; Uzbekova, D G (eds) Theoretical and practical basics of apitherapy (Russian), Roszdrav; Ryazan; pp 259-272.

FUTEBOL

Em um teste com jovens jogadores de futebol o efeito de uma ingestão de um suplemento de Geleia Real em 13 características morfológicas em medição inicial e final, testado contra um grupo controle (sem consumo).

 

Com base nos resultados da investigação pode concluir-se que os jogadores de futebol do grupo experimental que utilizaram geleia real tiveram aumento estatisticamente significativo da altura do corpo e componentes musculares, e também uma diminuição da gordura na última medição, em comparação com os valores iniciais.

 

Os resultados mostraram aumento estatisticamente significativo na circunferência acima do joelho e a circunferência da perna no grupo experimental no final do tratamento experimental.

 

Os examinandos do grupo experimental apresentaram valores médios mais elevados na altura do corpo, massa corporal, componente muscular e óssea, e o valor médio mais baixo de gordura.

 

JOKSIMOVIC, A; STANKOVIC, D; JOSKIMOVIC, I; MOLNAR, S; JOKSIMOVIC, S (2011) Royal jelly as supplement for young football players. Sport Science 1: 62-67

 

 

 
 
Endereço

R. Heitor Stockler de França, 396 | CJ 1301 | Centro Cívico 80.030-030 | CURITIBA | PR

 

Contato
Sites
Acompanhe-nos
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2016 NATURE & VITTA. Marca Registrada