21/06/2022

Por que a Chlorella é Considerada um Superalimento?

 

 

Resumo da matéria


  • Pesquisa realizada demonstra que a chlorella influencia positivamente a pressão arterial, a glicose no sangue em jejum, o índice de massa corporal (IMC) e o perfil lipídico, quatro fatores que geralmente promovem impacto prejudicial no risco de doenças cardiovasculares;
  • Antioxidantes luteína e beta-caroteno, enzimas, aminoácidos, proteínas, minerais, vitaminas e fibras encontrados na chlorella ajudam a melhorar o metabolismo e a imunidade, combatem o câncer e aumentam a função cerebral;
  • Contendo mais clorofila do que qualquer outra planta, a chlorella ajuda a limpar o sangue, proteger o fígado, limpar o intestino e melhorar o sistema digestivo devido às enzimas digestivas;

 

Todo médico, todo hospital deveria estar interessados em fornecer o melhor a seus pacientes. Todo profissional de saúde deveria saber que a Chlorella é o melhor auxílio para recuperar a saúde de seus pacientes.


Este é o alimento que pertence ao homem consciente. Meu desejo e minha esperança é que sua vida seja melhor devido aos valores da Chlorella.

 

 

 

 

Dr. Bernard Jensen

 

Muitos estão fazendo o que for possível para otimizar sua saúde, especialmente a saúde do coração, portanto o novo estudo realizado pela revista Clinical Nutrition é encorajador e útil, pois enfatiza o quão poderosos são os compostos naturais como os encontrados na chlorella para diferentes aspectos do seu bem estar.

Essa análise sistemática revelou que a chlorella, alga verde rica em nutrientes especialmente popular em países asiáticos e usada para produção de medicamentos, bem como suplementos nutricionais, é uma maneira poderosa de dar apoio ao seu sistema cardiovascular, especialmente em termos de redução de fatores de risco.

Pesquisadores da Universidade Shahrekord, no Irã, analisaram 19 estudos de suplementação de chlorella realizados antes de janeiro de 2017, focando naqueles que cobriram de forma completa o modo como a chlorella influencia a pressão arterial, glicemia de jejum, índice de massa corporal (IMC) e perfil lipídico, pois esses quatro fatores frequentemente promovem impacto dramático no seu risco de desenvolvimento de doença cardiovascular.

Embora os efeitos da chlorella sobre o IMC não tenham sido conclusivos, pesquisadores observaram que a suplementação com antioxidantes naturais, agentes hipolipemiantes ou medicamentos destinados à redução dos níveis de glicose, devem ser mais estudados para determinar o valor da terapia combinada para a saúde cardiometabólica.

Combinados, os estudos incluíram 797 participantes, a maioria do Japão, mas também alguns do Irã e da Coréia, com uma série de problemas de saúde. Alguns eram limítrofes ou levemente hipertensos, ou hipercolesterolêmicos, enquanto outros estavam grávidas ou eram fumantes; alguns eram indivíduos saudáveis.

A Food Science focou nos compostos bioativos encontrados na chlorella que podem otimizar o metabolismo dos lipídios. Conforme reportado pela NutraIngredients:

“Fibras solúveis em água, ricas em chlorella (13g / 100g), ligam-se à gordura digerida e reduzem a absorção de esterois (como o colesterol) do intestino; portanto, a quantidade de esterois nas fezes aumenta ...

Além disso, a análise revelou que o consumo de chlorella promoveu maior efeito em participantes insalubres, em contraste com seus homólogos mais saudáveis. Isso ocorre porque esta alga melhorou muito os indicadores, como os da pressão arterial e do colesterol total.”

Por dois meses, pesquisadores da Universidade do Commonwealth da Virginia, em Richmond, administraram suplementos de chlorella a indivíduos que sofrem de fibromialgia (10 gramas de comprimidos de Chlorella Solar e 100 mL de um suplemento de chlorella líquido mais concentrado, diariamente).

Posteriormente, os exames indicaram que a dor sentida pelos participantes do estudo havia diminuído em média 22%.

 

 

Chlorella: O que é e o que Ela Pode Fazer por Você 


Então, por que a chlorella pode receber o título de superalimento? A Food Science observa que ela fornece muitos dos nutrientes mais importantes, incluindo os antioxidantes luteína e beta-caroteno, enzimas, aminoácidos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas C e E.

Porém, o motivo pelo qual a chorella é introduzida nos anais dos alimentos mais nutritivos e ricos em nutrientes em comparação com a média, pode ser o que esses nutrientes fazem por você.

Um tipo de alga verde com mais clorofila do que qualquer outra planta, a chlorella também ajuda a limpar o sangue, proteger o fígado, limpar seu intestino e melhorar seu sistema digestivo devido à presença de enzimas digestivas, como a clorofilase e a pepsina. A Food Science observa que ela é:

“Repleta de nutrientes e promove a boa saúde. Esta alga verde cresce em lagoas de água doce e é comum no sudeste asiático. Foi descoberta por um microbiologista holandês em 1890 e foi examinada como possível fonte de proteína por cientistas alemães.

No entanto, ela só passou a ser estudada globalmente após a Segunda Guerra Mundial, na busca por alimentos baratos para as pessoas, mas acabou sendo considerada antieconômica.

Mais tarde, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) avaliou que ela era um alimento ideal para os astronautas… Para que possa ser usada como suplemento, a chlorella deve ser seca até ficar em forma pasta, esmagada até virar um pó fino e transformada em comprimidos.”

De acordo com a Medical News Today, uma vantagem pouco conhecida é que a proteína encontrada na chlorella pode ser absorvida muito bem, tornando-a excelente fonte de proteína para os veganos. Além disso, um estudo realizado em 2015 concluiu que:

“A B-12 extraída da chlorella ajudou a melhorar os marcadores de saúde de 17 veganos e vegetarianos com idades entre 26 e 57 anos com histórico de deficiência de B-12. Este resultado sugere que o organismo efetivamente absorve a B-12 encontrada na chlorella, tornando a alga uma opção útil para veganos e vegetarianos com deficiência de vitamina B-12.”


Como a Chlorella Beneficia seu Organismo

Existem muitas outras funções, no entanto. Por exemplo, a chlorella pode:

  • Ajudar a melhorar a imunidade — especialmente em pessoas saudáveis, e promove “efeito positivo sobre a atividade celular relacionada à imunidade”. Por conter propriedades anti-inflamatórias, ela pode ajudar seu organismo a resistir a infecções. De fato, estudos demonstraram que ela reduziu as células cancerígenas em estudos realizados com animais, e que pode até matar células cancerosas que já existem em um processo conhecido como apoptose ou morte celular programada.
  • Aumentar a energia — um caso em questão é um estudo que demonstrou como a chlorella reduz a fadiga em pacientes com câncer de mama (assim como melhora a saúde da pele). Outro estudo indicou que os efeitos da chlorella incluem o “aumento da vitalidade e a diminuição dos níveis de fadiga.
  • Melhorar seu metabolismo — o que pode ajudar seu organismo a resistir ao ganho de peso através de uma nutrição completa. Seu organismo pode ajudá-lo (a) a sentir-se satisfeito (a) após as refeições e manter longe os desejos por alimentos. Além disso, os participantes de um estudo revelaram redução na porcentagem de gordura corporal. Outro estudo concluiu que ela também pode inibir o crescimento de células de gordura para ajudar no combate à obesidade.

Na mesma linha, a chlorella também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, uma vez que um estudo realizado em 2013 também concluiu que a ingestão da mesma evitou o crescimento de células adiposas e dos níveis de gordura no sangue, o que melhorou a tolerância à glicose e sensibilidade à insulina.

  • Promover a proliferação de bactérias intestinais benéficas e melhorar a saúde intestinal e a flora intestinal para reduzir a diarreia. Esta premissa foi apoiada por um estudo recente realizado na França, que concluiu que a chlorella pode possuir potencial para tratar indigestão leve e distúrbios semelhantes, possivelmente através da estimulação da atividade das enzimas digestivas.
  • Melhorar a função cerebral — Por conter vitamina B12 (e é de fato uma das poucas fontes vegetais desta vitamina), magnésio e aminoácidos, a função cerebral também é impactada positivamente pela chorella. Isso não só pode prevenir o estresse oxidativo que pode causar o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento, como também pode reduzir a perda de memória, outro estudo indicou.

 


 

Dr. Mark Drucker, M.D. E co-fundador e diretor médico do Centro de Medicina Avançada, localizado em Encinitas, Califórnia, a prática do Dr. Mark Drucker estão concentrados em diversas linhas de especialidades, incluindo a medicina do anti-envelhecimento, de reposição natural do hormônio, da medicina preventiva e desintoxicação.


A minha carreira médica começou há vinte e três anos. Nos últimos sete anos, eu devotei minha prática inteiramente à medicina nutricional e natural. Em todos meus anos de procura por suplementos nutritivos para meus pacientes, eu vi muitos das supostas "descobertas" chegar e ir.

Mas, quando eu ouvi sobre um alimento natural chamado Chlorella, soube que era algo bom. O Chlorella é uma planta minúscula, água-doce com benefícios potenciais enormes para a saúde. Em minha prática, eu vi como o Chlorella beneficiou muitos de meus pacientes, especialmente aqueles que fazem uso regular da Chlorella.